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La rueda de prensa con el campeón Vishy Anand

 

Anand vence en Linares - Morelia 2007

Vishy Anand, líder desde la séptima ronda, se ha proclamado vencedor del "XXIV Torneo Internacional Ciudad de Linares - Morelia 2007", con 8,5/14. Segundo terminó el joven Magnus Carlsen (7,5/14) que ha sido la sorpresa del torneo con un juego muy brillante, manteniéndose desde el principio en los primeros puestos de la tabla. Morozevich, tras una fulgurante recta final, sumó los mismos puntos que el noruego.

Clasificación final

  Jugador Puntos
1. Vishy Anand 8,5
2. Magnus Carlsen 7,5
3. Alexander Morozevich 7,5
4. Levon Aronian 7
5. Peter Svidler 7
6. Vassily Ivanchuk 6,5
7. Veselin Topalov 6
8. Peter Leko 6
 

Anand

 

Carlsen

 

Svidler vs. Morozevich

 

Sites Oficiais:

http://linares07.soloajedrez.com/

http://www.ajedrezmorelialinares.org.mx/

Fonte: ChessBase | 10.03.2007

http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=4937



Escrito por silvestre às 20h15
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Circuito Enam de Xadrez abre a sua segunda etapa neste fim de semana

A segunda etapa do III Circuito Enam de Xadrez, acontece nos dias 10 e 11 de março na Escola Neusa Assad Malta (ENAM), sito à rua Delamare, 424 entre as ruas Tiradentes e Ladário em Corumbá. Com promoção e realização da Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez, Clube de Xadrez Pantanal, Prefeitura Municipal através da Fundação de Esportes de Corumbá.

Será válido para o Ranking Fesmax 2007, o III Circuito Enam de Xadrez onde distribuirá ao 1º lugar 100 pontos, ao 2º 80, ao 3º 60, ao 4º 50, ao 5º 40 e nas demais posições 39, 38, 37, 36, 35, 34 pontos decrescentes por posições. Somente será aproveitado no resultado do Circuito Municipal Oficial no seu sistema de pontuação por etapas distribuindo pontos do primeiro ao oitavo lugares igual à Formula Um, 10 pontos ao primeiro, 08 pontos ao segundo, 06, 05, 04, 03, 02 e 01 pontos decrescentes por posições.

Tem por objetivo preparar os corumbaenses para o Open Pantanal que acontece nos dias 04 a 06 de maio em Arroyo Concepción na Bolívia, para o Campeonato Estadual de Menores, da Juventude e Juvenil que acontece nos dias 19 e 20 de maio em Campo Grande, e também para os Jogos da Juventude MS e os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS).

Augusto Samaniego com 10 pontos lidera o Circuito Enam, seguidos por Thiago Pereira com 08 pontos, Fábio Costa com 06 pontos e Linneker Arruda com 05 pontos.

Será disputado no Xadrez de Rendimento, no sistema suíço em 4 rodadas com 61 minutos de reflexão para todos os lances, e no Xadrez Escolar, no sistema suíço em 4 rodadas com 21 minutos de reflexão para todos os lances.

A taxa de inscrição é de R$ 5,00. A inscrição é congresso técnico acontece a partir das 13h30, com início às 14h. A premiação será Revistas JAQUE do 1º ao 3º lugares para o Xadrez de Rendimento, e para o Xadrez Escolar será certificados.

Já venceram o Circuito Enam: Eugênio Albaneze no ano 2000 e Augusto Samaniego em 2005.

Maiores Informações e Fonte:
http://www.augustosamaniego.siteonline.com.br/



Escrito por silvestre às 09h39
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Social | Fernando Soares | Midiamax

http://www.midiamaxnews.com.br/fernandosoares/  

                                                                        Foto: Gabriel Santos

 

Evandro Pereira e o assessor jurídico do desembargador Carlos Stephanini, Alexandre Fontoura

 

Fonte: http://fernandosoares.widea.com.br/edicoesanteriores/2007/marco2007/06-03-07/fernando.htm



Escrito por silvestre às 09h39
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Alterações no Calendário: Brasileiros, Sub , Escolar e Sênior

Comunicado CBX nº 185 - São Paulo,8 de Março de 2007.

Estamos colocando e adjudicando alguns torneios no Calendário da CBX:

1) Campeonato Brasileiro Escolar: será realizado em meados de setembro em Minas Gerais, com a organização da Federação Mineira.

2) Copa Brasil de Xadrez Escolar: será realizada no fim de julho no Rio de Janeiro, com a organização da Federação do Rio de Janeiro (FEXERJ).

3) Campeonato Brasileiro de Sênior: será realizado no Rio de Janeiro, de 23 a 27.7, com a organização do GM Darcy Lima.

4) Brasileiros Sub 8 a 14: serão realizados com organização da Federação do Paraná (FEXPAR).

5) Brasileiros Sub 16 e Sub 18 serão realizado com organização da Federação do Paraná (FEXPAR).

Maiores informações serão providas quando os organizadores estiverem preparados.

Sergio Silva de Freitas
Presidente da CBX

 

Fonte: http://www.cbx.org.br/_site/index.php



Escrito por silvestre às 10h37
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Augusto Samaniego indicado para ser o Árbitro Geral do Open Pantanal 2007

 

Augusto Samaniego completa 339 torneios neste fim de semana

Augusto Samaniego completa 10 anos de carreira e 339 torneios neste fim de semana, onde acontece a segunda etapa do " III Circuito Enam de Xadrez ", nos dias 10 e 11 de março na Escola Neusa Assad Malta - ENAM sito à rua Delamare, 424 entre as ruas Tiradentes e Ladário em Corumbá.

A carreira de Samaniego teve início no VIII Pan-Americano de Xadrez para Juventude que aconteceu no período de 10 a 17 de março de 1997, e foi em Laguna/SC. Depois foram vários eventos de nível municipal, estadual, nacional e internacional.

Dentre os 338 torneios na minha carreira, destaco alguns que foram essenciais para minha evolução tanto como organizador e jogador.

Em 1998, o Circuito Funec disputado em 12 etapas foi uma escola para mim, e Corumbá a partir daí começou a se firmar em realizar circuitos. No Mato Grosso do Sul, tive mais de 60 participações.

Em 1999, o Campeonato Internacional de Xadrez Blitz com a participação do Mestre Internacional de Cuba Gerardo Lebredo. No mesmo ano, a Palestra e Simultânea com o Mestre Internacional da Bolívia Jonny Cueto.

Também em 1999, fui técnico e jogador nos 43o jogos Regionais do Estado de SP em Assis. Em competições nacionais, fui técnico no Festival Nacional da Criança em Xangri-Lá/RS em 1998, em Jaraguá do Sul/SC no ano de 2000, em Goiânia/GO em 2001, no Escolar em Batatais/SP nos anos de 2002, 2003, e 2004. Participei como técnico e jogador do Regional Centro-Oeste em Brasília/DF no ano de 2000.

Fui técnico da Seleção Brasileira no 1o Torneio Mercosul de Xadrez em Assunção/Paraguai em 2001.

Em 2006, fui técnico da Seleção do MS nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Brasília/DF.

No ano 2000 realizei com várias parcerias 4 torneios oficiais da Confederação Brasileira de Xadrez.

Após sete anos, Corumbá inicia uma caminhada para realizar eventos oficiais da CBX junto com a Federação Sul-mato-grossense de Xadrez e a Prefeitura Municipal através da Fundação de Esportes de Corumbá. O primeiro de muitos, é o OPEN PANTANAL 2007 sob o id nº 355/07 conforme a solicitação da Fesmax.
http://www.cbx.org.br/_site/index.php?cbx=calendario07

Finalizando, eu já estava sem paixão para os torneios em Corumbá e também no Estado e abandonando o xadrez de competição, porque sem paixão nada se move. Este evento veio para eu me apaixonar novamente pelos torneios de xadrez.

Augusto César Samaniego
Presidente do Clube de Xadrez Pantanal


Fonte:
http://www.augustosamaniego.siteonline.com.br/



Escrito por silvestre às 10h36
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Palestra sobre "importância do xadrez na aprendizagem" será hoje

Quarta-feira, dia 07 de Março de 2007 às 09:10

http://www.esporteagil.com.br/index.php?act=Canal&PKCanal=52&PKConteudo=26718


Campo Grande (MS) - O Senai Marechal Rondon está promovendo nesta quarta-feira (7) uma palestra sobre “A importância do xadrez na aprendizagem”, com o presidente da ACX (Associação Campo-grandense de Xadrez), Paulo Cavallieri, às 10h e ás 16h, para dois grupos distintos de alunos da Escola Senai e demais interessados.

Também foi convidado para falar sobre o calendário 2007 e as atividades da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (Fesmax), o presidente da entidade, Orlando Silvestre Filho.

O objetivo é fomentar o xadrez na escola, como ferramenta de melhoria da concentração, raciocínio lógica e memorização, além de formar as equipes do Senai para participar de competições oficiais.

A palestra, que será no auditório da Casa da Indústria, na Av. Afonso Pena, 1206, em Campo Grande, é aberta aos demais interessados, sem custos de participação.

Para mais informações, fale com Roberto Fedrizzi ou Grace Barros, na Escola Senai de Campo Grande, pelo telefone 3321-0421 ou pelo e-mail
rfedrizzi@ms.senai.br.


Fonte:
http://www.esporteagil.com.br/index.php?act=Canal&PKCanal=52&PKConteudo=26718



Escrito por silvestre às 09h31
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UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

CURSO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL

PROJETO DE PESQUISA

Informações gerais sobre a pesquisa

Curso: Matemática Aplicada e Computacional

Título do Projeto
O jogo de xadrez e sua contribuição ao desenvolvimento do raciocínio lógico

Acadêmico: Heverton Moraes da Silva | Tel. / e-mail | (67) 3027-2579 – sgtheverton@hotmail.com

Professora Orientadora: Maria Helena Junqueira Caldeira | Tel. / e-mail | (67) 8138-1385 -  caldeira@top.com.br

Titulação da Orientadora: Mestra

Instituições Envolvidas:

 Uma escola da rede municipal/estadual de ensino de Campo Grande-MS.
 Federação Sul-mato-grossense de Xadrez | Fesmax.



Escrito por silvestre às 17h34
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O jogo de xadrez e sua contribuição ao desenvolvimento do raciocínio lógico

Acadêmico: Heverton Moraes da Silva

Professora Orientadora: Maria Helena Junqueira Caldeira


RESUMO

Em uma breve análise dos aspectos globais, que envolvem as nações, forçosamente conclui-se que sobre a educação repousam suporte ao desenvolvimento das áreas sociais, econômicas, culturais, científicas, financeiras, entre outras.

As desigualdades econômicas e sociais existentes entre os países não podem, nem devem, serem atribuídas somente aos aspectos culturais, embora sejam extremamente relevantes. Há que se investigar atentamente os investimentos em educação, pois certamente chegaremos a um diagnóstico mais acurado das tais.

Um dos objetivos principais de um governo deve ser a formação de cidadãos críticos, participantes de forma dinâmica da sociedade, possuidores de raciocínio flexível, sagazes, adaptáveis, persistentes e interativos. Nesse enfoque, a matemática se reveste de grande importância e podemos nos valer dos objetivos gerais constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais que enunciam:

[...]compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

. posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

. conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

 . conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

. perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

. desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; (PCNs, 1998, p. 7).

A matemática pode contribuir para a formação do cidadão, ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios. É importante salientar que a compreensão e a tomada de decisões diante de questões políticas e sociais dependem da leitura crítica e interpretação de informações complexas, muitas vezes contraditórias, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. Ou seja, para exercer a cidadania é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente etc.

Em consonância com os novos paradigmas educacionais, a matemática necessita tornar-se mais interessante, útil, instigante e preferencialmente lúdica. Nessa esteira, vemos na inserção do estudo sistemático do xadrez oportunidade ímpar de estimular nos alunos o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo e matemático, concentração, atenção, organização, capacidade de abstração e habilidade em tomar decisões.

A pesquisa, ora proposta, tem em seu cerne o estudo da relação existente entre o jogo de xadrez e a educação matemática e sua vertente maior que é o raciocínio lógico-matemático. Com fulcro em um estudo fundamentado e na pesquisa de campo deseja-se analisar a influência dos jogos no processo de ensino-aprendizagem e as múltiplas funções potencialmente desenvolvidas já enumeradas anteriormente.

O suporte da pesquisa será alunos do 7º e o 8º ano e seus professores de matemática de uma escola da rede estadual/municipal de educação da cidade de Campo Grande-MS. Com o fim precípuo de mensurar alguns fenômenos utilizar-se-ão uma avaliação a ser aplicada aos alunos e questionários destinados aos alunos e seus professores de matemática.  

Face à argumentação, o projeto objetiva-se a destacar as benesses do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, identificar as habilidades desenvolvidas com a prática do jogo de xadrez e propor a inserção do jogo de xadrez como atividade extracurricular nas redes estaduais e municipais de Campo Grande-MS.

Para que se alcance os objetivos propostos desejamos seguir os seguintes passos metodológicos:

 A pesquisa proposta é um “estudo de caso do tipo exploratório”, assim após estudos teóricos acerca da relevância do tema “O jogo de xadrez e sua contribuição ao desenvolvimento do raciocínio lógico”, seguiremos à pesquisa de campo que didaticamente está divida em quatro fases.

 A 1ª fase consiste na resolução de uma avaliação diagnóstica proposta aos alunos, em que essencialmente investigará qual o grau de atenção, percepção, compreensão e, principalmente, raciocínio lógico matemático. Aplicar-se-á, também, um questionário que deverá ser respondido pelos alunos e um outro pelos professores de matemática desses alunos.

 A 2ª fase consiste na ministração do jogo de xadrez durante um período de 5 (cinco) meses em dois encontros semanais de uma hora, momento no qual  serão inseridos os princípios basilares do xadrez e as ilações pertinentes aos objetivos desta pesquisa e coroada com a realização de um torneio de xadrez. Esta fase contará com o apoio de uma representação da Federação Sulmatogrossense de Xadrez.

 A 3ª fase consiste em nova aplicação dos questionários e avaliação diagnóstica propostos na 1ª fase e com base nos resultados construiremos as considerações sobre os fenômenos avaliados.

 Na 4ª fase serão colhidas as médias dos três bimestres do corrente ano dos alunos envolvidos nas atividades, para que sejam elaboradas as tabulações dos dados juntamente com as informações colhidas nas 1ª e 3ª fases e por fim chegar às considerações finais.



Escrito por silvestre às 17h32
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SENAI CFP Marechal Rondon organiza palestra: A importância do Xadrez na Aprendizagem

 

O SENAI C.F.P. Marechal Rondon estará promovendo uma palestra sobre "A importância do Xadrez na Aprendizagem" com o presidente da ACX - Associação Campo-grandense de Xadrez, Paulo Cavallieri, na próxima quarta-feira, dia 07/03 às 10h00 e às 16h00, para dois grupos distintos de alunos da Escola e demais interessados.

 

Também foi convidado para falar sobre o calendário 2007 e as atividades da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (Fesmax), o seu presidente, Orlando Silvestre Filho.

 

O objetivo é fomentar o xadrez na escola, como ferramenta de melhoria da concentração, raciocínio lógica e memorização, além de formar as equipes do Senai para participar de competições oficiais. A palestra que será no auditório da Casa da Indústria é aberta aos demais interessados, sem custos de participação tendo como endereço a Av. Afonso Pena, 1206 em Campo Grande.

 

Informações adicionais com Roberto Fedrizzi ou Grace Barros, na Escola SENAI de Campo Grande pelo fone 3321-0421 ou pelo e-mail rfedrizzi@ms.senai.br. 



Escrito por silvestre às 08h05
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SENAI

 

CFP Marechal Rondon - Campo Grande 

 

 

 

O SENAI, em Mato Grosso do Sul, iniciou suas atividades como Escola SENAI de Campo Grande MT- 1 , no então estado de Mato Grosso. Não é possível atribuir a fundação da escola a uma pessoa específica. Contou, entretanto, para a sua instalação com o esforço conjunto de diversas pessoas integrantes do SENAI, Departamento Nacional e do Departamento Regional de São Paulo, principalmente na pessoa do seu Diretor Regional o Eng. Roberto Mange, um dos idealizadores do SENAI e, em Mato Grosso, a professora Oliva Enciso, secretária do prefeito Demósteles Martins até a demissão deste, 4 de abril de 1945 e a seguir trabalhando ao lado do novo prefeito, Joaquim Teodoro de Faria, comprometido, também, com a implantação do SENAI.

As negociações iniciais começaram após incessantes solicitações da professora Oliva Enciso, conhecedora da realidade social e do grau de industrialização do Estado, junto aos dirigentes do SENAI, Departamento Nacional e Departamento Regional de São Paulo. Finalmente, em novembro de 1945, o Eng. Roberto Mange, Diretor do SENAI de São Paulo, ciente das necessidades e sabedor do potencial da região, em uma visita ao Estado de Mato Grosso, após percorrer vários locais, escolheu o terreno situado na vila Aurora, atual Bairro Amambaí, limitado pelas seguintes ruas: "Avenida Marechal Deodoro, atual Afonso Pena, Avenida Bandeirantes, Rua Pimenta Bueno, Rua Antônio João, atualmente Rua Eng. Roberto Mange e Avenida Schnoor - atualmente Avenida Dr. João Rosa Pires" (SENAI, 1960:18).

Em lº de outubro de 1946, o Conselho Estadual de Administração Municipal de Cuiabá naquela época Capital do Estado - aprovou o decreto-lei referente à liberação da verba para a Prefeitura Municipal de Campo Grande com a finalidade de aquisição do terreno de propriedade do Sr. Rafael Molitermo, que seria posteriormente doado ao SENAI.

Em 1947 foi feita a primeira publicação para concorrência aos cargos para funcionários. Finalmente, em 18 de dezembro de 1948, quando a obra já estava quase finalizada, o Dr. Roberto Mange determina que seja publicado o edital para convocação dos alunos.

A escola SENAI iniciou as suas atividades de ensino, em lº de fevereiro de 1949, sendo inaugurada, em 21 de maio do mesmo ano, pelo engenheiro Roberto Mange.

A escola SENAI de Campo Grande - MT-1- foi instalada num terreno de 20.611 m² no valor de Cr$ 120.000,00, (cento e vinte mil cruzeiros), apresentando, naquela época uma área, construída de 2.017,05 m². O então Centro de Formação Profissional (CFP) possuía algumas oficinas, refeitório, campo de futebol, pátios, horta, internato com capacidade para 40 alunos, gabinete dentário e ambulatório médico. No ano da sua inauguração, a Escola começou a funcionar com os seguintes cursos: Mecânico Serralheiro, Mecânico de Automóveis, Carpinteiro, Eletricista e Ferreiro, cursos destinados a menores, com idade compreendida entre quatorze e dezessete anos e meio, funcionando no período matutino e vespertino. Hoje o CFP Marechal Rondon conta com os seguintes cursos:

Em 1961 foi criado o curso preliminar com capacidade para 18 alunos com idade de 13 a 14 anos, os quais participavam de trabalhos práticos em metal e madeira, com série metódica própria e recebiam aulas teóricas de Português, Matemática, Desenho e Noções Comuns.

Em 1962, era de 150 o número de aprendizes regularmente matriculados nesses cursos.

Em 1963 foram extintos: o curso preliminar e o internato.

Em 1967 o material do gabinete dentário e do ambulatório médico foram doados ao SESI.

Em 1965, começaram a funcionar no período noturno, os cursos de qualificação de adultos, que são destinados a alunos maiores de 16 anos. Através dessa modalidade de cursos, os adultos adquirem formação especial em determinada ocupação, visando a preparação de trabalhadores para o atendimento às necessidades específicas de mão-de-obra. Esses cursos não tem equivalência a nível de 1º grau e a sua duração varia de curso para curso.

No ano da sua inauguração, o CFP começou a funcionar com os seguintes cursos: Mecânico Serralheiro, Mecânico de Automóveis, Carpinteiro, Eletricista e Ferreiro.

Esses cursos são destinados a menores com idade compreendida entre 14 e 18 anos e funcionavam no período matutino e vespertino.

Os cursos de Aprendizagem, tem duração de dois anos e desde 1975 funcionam em regime de supletivo, com equivalência a nível de 5º a 8º séries de 1º grau, devidamente reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação.

Tendo por objetivo maior, a preparação da mão de obra para a Indústria, o SENAI procura trabalhar dentro das diretrizes básicas do SENAI, que visam o desenvolvimento da pessoa como um todo. O ensino no SENAI seja ele individualizado ou socializado tem sua metodologia e seus fundamentos pedagógicos direcionados de forma a propiciar o crescimento e a valorização da pessoa, buscando inserí-la harmonicamente no contexto social.

Toda a equipe de CFP tem sido estimulada a desenvolver um trabalho integrado, onde cada servidor, por mais modesta que seja a sua função, é induzido a tomar parte no processo educativo dos alunos.

O objetivo da equipe é desenvolver a educação contínua, onde cada um participa na formação dos educandos, atuando como facilitador da aprendizagem, e enviando todos os esforços para que cada aprendiz

ingresse de forma harmônica no mercado de trabalho, e possa crescer dentro da profissão escolhida e se realizar não só como um bom profissional, mas como um cidadão útil à comunidade onde atua.

Para entrar em contato conosco é só ligar (67) 321-0421 / 321-1539 ou mandar um e-mail para mr@ms.senai.br

 

Fonte: http://www.fiems.org.br/senai.php3?id=12



Escrito por silvestre às 08h01
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Calendário CBX | Maio | 2007

 

Open Pantanal 2007

 

MS 4 a 6 Maio  ID Torneio: 355/07

 

Status: Provisório   Ritmo: Clássico  Rating: CBX

 

Organizador: Federação Sul-Matogrossense Local: Corumbá/MS 

 

Observação: ss, 5 rodadas, 61' KO

 

Fonte: http://www.cbx.org.br/_site/index.php?cbx=calendario07



Escrito por silvestre às 22h46
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Anderson Ortiz venceu o Ativo e Rafael Aleixo o Blitz do Circuito ADX 2007 em Dourados

  

Realizado pela Academia Douradense de Xadrez nos dias 03 e 04 de março a 1º Etapa do Circuito Ativo 21 minutos e 2ª. Etapa do Circuito Blitz 5 minutos em Dourados no colégio Bandeirantes onde se sagraram campeões Anderson Ortiz na etapa do Ativo e Rafael Aleixo na etapa do Blitz, o Circuito da ADX 2007 conta com o apoio da Funced e distribui pontos para o Ranking Fesmax 2007.

 

Na 1ª. Etapa do Circuito ADX de Xadez Ativo 21 minutos a classificação final apresentou em primeiro Anderson Ortiz, em segundo Rafael Aleixo e em terceiro formando o pódio Tacito Loureiro, seguidos de Igor Petrazzini, Igor Gardin, Felipe Luna, Guilherme Borges, Rodrigo Prado, Augusto Sampaio, Gilmar Petelim e Bruno Meireles

A Lista dos primeiros colocados na 2ª Etapa Circuito Blitz ADX 2007, ficou em 1º Rafael Aleixo, em 2º Anderson Ortiz Gardin e em 3º Rodrigo Prado, seguidos por Igor Petrazzini, Gilmar Petelim, Guilherme Borges, Augusto Sampaio, Igor Gardin e Reinaldo Junior

Houve premiação com troféus do 1º ao 3º colocado bem como medalhas do 4º ao 6º. Ao primeiro colocado da categoria Ativo houve a premiação também de um Software de Treinamento de Xadrez Chessmaster 10º Edição Original. A seqüência do Circuito tem as datas de 26 de Maio e 7 de julho.



Escrito por silvestre às 07h45
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Entrevista com Ana Vitória Rothebarth - por Gérson Batista 

 

Nome: Ana Vitória Rothebarth.

Filiação: Leonice Salette de Paula Rothebarth e Nardele Pires Rothebarth.

Residência: Cuiabá/MT.

Data de nascimento: 2/6/1992.

Escolaridade: 1º ano do segundo grau.

 

Por intermédio do dedicado professor Munir Said, ícone do xadrez matogressense, fizemos a presente reportagem com Ana Vitória.

A enxadrista de Cuiabá vem conquistando expressivos resultados nos tabuleiros, não apenas em seu estado, como no país e até no cenário internacional - como a medalha de ouro nos Jogos Escolares Sul-americanos, na Colômbia, em 2006.

Nossos parabéns aos dirigentes do xadrez em Mato Grosso e à família de Ana Vitória, por possibilitar o aparecimento de tão jovem promessa.

Estendemos também nossos cumprimentos à jogadora e ficamos na expectativa de anunciarmos brevemente no Clube de Xadrez On-Line suas novas consquistas!

 


Como surgiu seu interesse pela modalidade?
Meu pai me ensinou a jogar e logo de início gostei. A partir daí nunca mais parei (isto quando tinha dez anos).

Sua família incentiva você a praticar xadrez?
Muito! Fui muito motivada pelos meus pais, e ainda sou. Quando há um campeonato interessante fora do estado eles me incentivam a participar, mas também cobram esforço e estudo antes. E isso colabora bastante para o meu crescimento.

A escola onde estuda tem curso de xadrez?
Sim, para os mais interessados existe até uma Academia de Xadrez, com treinamentos mais aprofundados.

Você tem bom rendimento escolar? Acha que o xadrez ajuda nas outras matérias curriculares?
Sim, sempre tive. Só não acho, como tenho certeza!

Além do xadrez, que outras atividades lhe atraem?
Handebol, mas não pratico.

Como é seu dia-a-dia em relação aos treinamentos? Você estuda xadrez regularmente?!
Às segundas e quartas-feiras o treinamento é na academia. Aos sábados o pessoal se reúne para jogar, onde sempre estou presente. Fora estes dias regularmente estudo em casa, sozinha, na companhia de meus livros, geralmente uma ou duas horas.

Cite os principais eventos que disputou, abordando em especial o excelente resultado nos Jogos Escolores Brasileiros (Olimpíadas Escolares), em Poços de Caldas/MG, em 2006.
- Jeb´s 2004, 3° lugar.
- Jeb´s 2005, 2° lugar (invicta e empatada com a primeira colocada).
- Jeb´s 2006, 2° lugar (novamnete invicta e empatada com a primeira colocada).
- Convocada para representar o Brasil nos Jogos Sul-americanos, na Colômbia, onde obtive medalha de ouro no tabuleiro 2, em 2006.

Quais são seus objetivos na carreira enxadrística?
Não pretendo parar de jogar, conseqüentemente os objetivos se tornam muitos. Continuar estudando, tendo novamnete ótimas colocações, melhorando é claro a cada ano. Pretendo ir cada vez mais para campeonatos nacionais. Sempre que puder jogar um aberto, pois uma das minhas metas é obter o rating Fide.

Tem algum jogador em especial que você admira o seu estilo de jogo?
Fischer, Tal e Pachman. Produziram partidas das quais fico maravilhada em estudar.

De que forma vê a evolução do xadrez no Mato Grosso?
As mudanças são notórias. Quando comecei a participar de campeonatos havia poucos enxadristas e eram poucos eventos. As pessoas estão se unindo mais em torno de idéias, de melhorar cada vez mais, de incentivar e tornar clara a importância no que o jogo ajuda e ter um espaço físico para os jogadores. Os professores estão se empenhando em colocar o xadrez nas escolas, em fazer campeonatos. Aos poucos vamos passando o incentivo deste jogo maravilhoso.

Espaço destinado a observações ou agradecimentos.
Agradeço primeiramente a minha família, que sem o apoio dela já teria parado de jogar. Agradeço as pessoas que acreditaram e acreditam que posso evoluir e conseqüentemente me tornar uma jogadora cada vez melhor. Agradeço também às pessoas daqui que fazem acontecer os campeonatos, que incentivam os jogadores a participarem. Sem isso o xadrez não existiria!

 

Fonte: http://www.clubedexadrez.com.br/news/art.asp?cmd=view&articleid=6106

Escrito por silvestre às 18h17
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Linares R10: Anand se impone a Carlsen

Linares R10: Anand se impone a Carlsen
En el duelo de los dos líderes, Anand se ha vuelto a imponer a Magnus Carlsen. Leko y Topalov disputaron una partida maratoniana con 7 horas de duración y 80 movimientos, que finalmente teminó en tablas. Igualmente las otras dos partidas entre Ivanchuk - Svidler y Aronian - Morozevich concluyeron en empate. Anand encabeza en solitario la clasificación con un punto de ventaja sobre Carlsen e Ivanchuk. Mañana es día de descanso.

http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=4925



Escrito por silvestre às 17h50
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